Aulas
Ballet Clássico
O Ballet surgiu no século XV, nas cortes italianas, embora o seu desenvolvimento tenha tido lugar nas cortes francesas; dai a nomenclatura dos seus principais movimentos.
No século XVII, durante o reinado de Luis XIV, O Rei Sol o Ballet teve o seu auge com elaboradas produções teatrais.
Apesar das grandes reformas de Jean George Noverre no século XVIII, o Ballet entrou em declínio em França depois de 1830.
Entretanto continuou a ser aperfeiçoado na Dinamarca, Itália, Russia, Inglaterra e Estados Unidos.
Existem vários mêtodos de ensino desenvolvidos ao longo dos séculos como a Escola Francesa, Sistema Checchetti, Método Vaganova, Método Dinamarqués, Método Inglés, Método Balanchine, Escola Cubana entre outros.
Na nossa escola abordamos principalmente o Método Inglés com o seu sistema de Syllabus que permite a aprendizagem de forma equilibrada, progredindo através de Exames de Graus, Vocacionais e Profissionais.
Numa constante procura de conhecimentos a nossa academia também inclui no seu programa de ensino outros sistemas como o do AAB American Academy of Ballet e princípios da Escola Cubana de Ballet.
Dança Moderna (Modern Jazz)
Surge nos últimos anos do século XIX e consolida-se nos primeiros anos do século XX, com raízes, intenções e estilos muito diferentes que tinham em comum a insatisfação com as opções disponíveis para os bailarinos nesta época e o como principal objetivo era transmitir ao público a sua atual realidade interior e exterior.
Os bailarinos dançam descalços, trabalham com contrações, torções, desencaixes, espirais, quedas, saltos entre muitos outros movimentos.
O vocabulario é mais livre e criativo, embora respeite uma técnica bem estruturada e organizada.
Abandona o apoio nas pontas dos pés e o classisismo, procurando o eixo de seu trabalho no dorso, no contato, na queda, na improvisação, na respiração, no movimento da coluna e das articulações, em diferentes graus de tensão/relaxamento muscular além do trabalho preparatório no chão.
Entre os principais artistas que adotaram este movimento podemos referir a Loie Fuller, Isadora Duncan, Ruth St Denis, Martha Graham, Mary Wigman, Jacques Dalcroze, Rudolf Von Laban e mais recentemente Merce Cunningham, José Limón, Pina Baush, Nacho Duato, entre outros.
Existem várias técnicas e métodos de dança moderna desenvolvidos a partir delas como a Técnica Graham, Técnica Limón, Técnica Cunningham, Métodos Inglés e Método da Escola Cubana.
Na nossa escola abordamos principalmente o Método Inglés com o seu sistema de Syllabus que permite a aprendizagem de forma equilibrada, progredindo através de Exames de Graus, Vocacionais e Profissionais.
Sapateado (Tap)
Nos Estados Unidos desenvolveu-se o chamado Sapateado Americano, introduzido no país por volta da primeira metade do século XIX, na fusão dos ritmos e danças dos escravos, que já possuíam um estilo de dança próprio baseado nos sons corporais, com os estilos de sapateado praticados pelos imigrantes irlandeses e colonizadores ingleses.
Cheio de ritmos sincopados e movimentos que libertan a dança para o estilo próprio de cada executor. O sapateado americano acrescentou à forma irlandesa da dança toda a riqueza musical e dos movimentos dos ritmos dançados pelos africanos e com isso criou uma modalidade de dança ímpar e que se espalharia, posteriormente, por todo o território dos EUA e, durante o século XX por diversos outros países.
A partir da década de 30 o sapateado ganhou força e popularidade com os grandes musicais, que contavam com a participação de nomes como Fred Astaire, Gene Kelly, Ginger Rogers, Vera Ellen, Eleanor Powell e mais recentemente o Gregory Hines, Brenda Bufalino e Savion Glover, recentemente coreógrafo dos pinguins do filme Happy Feet.
Na nossa escola abordamos principalmente o Método Inglés do Sapateado Americano (Tap Dance) com o seu sistema de Syllabus que permite a aprendizagem de forma equilibrada, progredindo através de exames de Graus, Vocacionais e Profissionais.
Jazz (Theatre Craft)
No início do século XX, as danças afro-americanas começaram a entrar nos salões de baile de Nova Orleans e a sofrer novas influências de outros géneros como do Can-Can e do Charleston, principalmente.
A nomenclatura Jazz, surgiu em 1917, quando a dança se tornou popular e tomou conta dos palcos, principalmente os da Broadway, ganhando grande destaque no mundo da dança.
Jack Cole, é por alguns considerado o pai da dança Jazz, foi um dos primeiros a inserir fundamentos da Dança Moderna e sua técnica de isolamento das partes do corpo. Sua técnica viria a influenciar toda uma geração como Matt Mattox, entre outros.
O Jazz tem certas características marcantes como o isolamento dos movimentos a energia que se irradia das ancas, um ritmo pulsante e a qualidade do movimento.
As diferentes técnicas do Jazz, tem demonstrado que muitos princípios foram herdados do Ballet Clássico e da Dança Contemporânea.
Alguns professores têm divulgado e desenvolvido os seus métodos de fundamentação técnica para a formação de bailarinos cada vez mais eclépticos sempre abertos ao futuro e suas novas influências.
Até hoje, o Jazz tem sido uma das formas mais importantes de expressão artística cujos intérpretes mais conhecidos são: Katherine Dunham, Michael Bennett, Busby Berkley, Eugene Lois Facciuto, Bob Fosse, Gus Giordano, Gene Kelly, Gwen Verdon entre outros.
Nesta disciplina (Theatre Craft) poderá encontrar um emocionante programa para desenvolver um bailarino de espetáculos abordando estilos variados que incluem Teatro Musical, Pantomima, Dança Jazz, e Dança Comercial que explora elementos escenciais como o movimento das pernas, os giros , a consciencia rítmica.
As peças musicais são totalmente orquestradas para aumentar a emoção e a atmósfera deste programa com um desempenho único.
Na nossa escola abordamos principalmente o Método Inglés com o seu sistema de Syllabus que permite a aprendizagem de forma equilibrada, progredindo através de Exames de Graus, Vocacionais e Profissionais.
Na nossa escola também poderá usufruir das seguintes aulas/estilos:
Iniciação ao Flamenco
Teatro Musical
Hip-Hop /Commercial
Preparação Física para Bailarinos
Técnica de Pontas